acheilondres.com

Responsive image Londres

A baiana que virou Lady na Inglaterra

A baiana que virou Lady na Inglaterra

Ela nasceu e foi criada em Salvador,  morou metade da sua vida entre a Inglaterra e Brasil, Silvana Boaventura Fernandes, 46, hoje conhecida oficialmente como “A Lady Monson”, atualmente mora em Londres e há 10 anos desenvolve o trabalho personalizado de designer de jóias.    

Silvana teve seu primeiro casamento abalado pela morte de seu primeiro marido inglês que se chamava Nicholas. Ela voltou para Salvador e anos depois retornou a Londres para estudar. Casou-se pela segunda vez em fevereiro de 2010 com Nicholas Monson, 59, membro de uma tradicional família da nobreza inglesa do sec 17, Silvana recebeu o título de Lady Monson em 2011 e foi a ultima mulher a ganhar diretamente o titulo da família. Lady Monson conta que “as leis de transferência de título da nobreza são seculares na Europa, as propriedades, os jantares entre as famílias, o legado, pouca coisa mudou desde a idade média”. Seu marido, Lord Monson atualmente faz parte de uma campanha que tenta mudar a lei de transferencia de título hereditário, eles defendem o projeto de lei em que os títulos sejam passados não só  de pai para filho, mas também de pai para filha, direito estabelecido apenas aos homens durante séculos de história da nobreza inglesa. Lady Monson vive um momento importante da expansão da mulher no mundo aristocrático, mas a sua história foi diferente, depois de 6 meses de namoro com Nicholas Monson, casou-se e um ano depois seu marido recebeu o titulo de Lord Monson, então automaticamente tornou-se Lady Monson, “foi tudo muito rápido”, diz Silvana surpreendida pelo próprio rumo da sua história. Hoje o casal são convidados especiais dos círculos mais fechados do Reino Unido, festas, eventos, jantares oficiais e premiações fazem parte do seu dia a dia.   

A Lady Monson se formou em administração de empresas em Salvador e estudou Comércio de Alto Luxo na European School of Economy em Londres. Apesar de ser uma lady, ela explica que “este tipo de trabalho não é fácil, faço todas as etapas de produção, da fundição dos metais ao lançamento das coleções, organizo quase tudo sozinha”.  Seu trabalho reflete uma personalidade firme e espontânea, são jóias minimalistas e muitas vezes imprevisíveis. Silvana cria a jóia e reformula de acordo com o desejo do próprio comprador. ”é soldar o que está por dentro e por fora de cada corpo” brinca Lady Monson.  É a jóia personalizada e originalmente produzida.  Além das elaboradas bolsas de pérolas, a prata, pedras semipreciosas e o ouro fazem parte da sua nova coleção de jóias lançada em 2014 junto com a sua marca Silvana Monson. A próxima exposição da lady será dia 15 de março de 2016, na cidade Stratford Upon Avon, no interior da Inglaterra.  

 

 

Compartilhe:

Valnei Nunes

Fotógrafo, filmaker, jornalista e documentarista. Valnei Nunes trabalha há mais de 8 anos com temas sociais e étnicos. Há alguns anos mora entre o Brasil e Europa trabalhando em coberturas internacionais para o jornalismo televisivo e internet também realizando exposições fotográficas pela Europa. O seu trabalho é comunicar estórias fabulosas alimentando o dialogo entre a verdade, o fato, e a criatividade.

Noticias relacionadas