acheilondres.com

Responsive image Londres

Como funciona a monarquia inglesa

Como funciona a monarquia inglesa

Poucos países no mundo ainda possuem a monarquia como organização política. O sistema considerado ultrapassado para os dias atuais e os debates políticos é muito bem aceito no Reino Unido, onde a monarquia existe há séculos como forma de governo.

A monarquia britânica é formada pela família real e representa os países do Reino Unido da Grá-Bretanha e Irlanda. Conhecida historicamente pela sua forma de governo onde o rei ou a rainha é o status designido ao representante da família real.

O cargo é vitálicio e hereditário na Inglaterra. Após a união dos reinos da Escócia e o acréscimo da Irlanda do Norte, atualente quem está no cargo é a Rainha Elisabeth II. Ela sucedeu seu pai no cargo após a sua morte, o rei Jorge VI.

Após a aprovação da monarquia constitucional o papel de função executiva da monarquia foi reduzido. Atualmente a rainha é responsável por funções cerimoniais e diplomáticas, sendo a última instância do poder executivo no Reino Unido. As propriedades da Coroa Britânica são incalculáveis, chegando a mais de sete bilhões de libras entre jóias, propriedades e investimentos.

A prerrogativa real

A prerrogativa real representa o estado absoluto do poder monárquico no Reino Unido. Nas mãos da rainha Elisabeth II estão o poder de dissolvição do parlamento, caso seja necessário. Além disso, a rainha pode intervir na administração pública, controle de emissão de passaportes e vistos, fazer tratados e nomear representantes para os consulados do Reino Unidos em outros países.

O poder é de soberania da monarquia britânica, e é exercido há séculos pela família real. Atualmente a Coroa não interfere tão expressivamente na política britânica dando maior autonomia ao primeiro ministro, que atualmente é David Cameron. A rainha Elisabeth II só se pronuncia em assuntos polêmicos e que realmente merecem a atenção da Coroa.

 

Foto: Foto oficial da família real no batizado da princesa Charllote

Compartilhe:

Fabia Nishiuchi

Formada em comunicação, residente na terra da rainha a oito anos, tornei a troca de idéias e concepções entre as pessoas um estilo de vida, o qual, como resultado, se tornou um trabalho. Um trabalho que amo.

Noticias relacionadas