acheilondres.com

Responsive image Londres

O sistema de governo no Reino Unido

O sistema de governo no Reino Unido

Durante séculos o sistema de governo no Reino Unido, e sobretudo na Inglaterra, fora o monárquico. Durante todo esse tempo o conjunto de países é comandado pela família real, conhecida por Coroa Inglesa. Esse processo sofreu reformulações e acordos durante esse tempo, com a implantação do parlamentarismo que torna-se um aliado ao governo da Coroa, porém nenhum poder é maior que o da família Real.

Em termos formais o Reino Unido possui uma monarquia constitucional através de um governo partilhado. O governo é eleito pelos cidadãos do Reino Unido e tem como figura principal o primeiro-ministro, responsável pelo poder executivo. Acima dele está a Coroa, que pode inclusive, intervir na política do primeiro-ministro eleito pelo povo.

O parlamento principal do governo do Reino Unido encontra-se em Londres. Irlanda do Norte, Escócia e o País de Gales também possuem seu parlamento formando assim o sistema político no Reino Unido. A Rainha Elisabeth II é considerada chefe de estado, e foi nomeada em 1952, subindo ao trono um ano mais tarde.

O País de Gales foi o primeiro país membro do Reino Unido a formar um parlamento descentralizando o poder em Londres. A Assembleia do País de Gales foi formado em 1999, juntamente com o parlamento da Irlanda do Norte, criado no mesmo ano. A autonomia política dos países ficou conhecida como a Sexta-feira Santa, após os acordos entre os países que buscavam uma participação mais efetiva no governo do Reino Unido.

A representação da Coroa é distante da política britânica. A ela cabe tratar de assuntos específicos como emissão dos vistos e reformas nos cargos comissionados do governo. A Coroa tenta não interferir diretamente na política buscando uma maior autonomia do primeiro-ministro no governo. A posição da Coroa no governo britânico é mais de supervisão e consultoria política que de fato, o poder executivo que representa.

No Brasil o sistema monárquico caiu desde a independência do país de Portugal. O sistema político brasileiro baseia-se na democracia do estado de direito, garantido pelo sua Constituição Federal assinada em 1988. Os cargos legislativos e executivos no Brasil acontece exclusivamente através de eleições. Embora o país ainda possua descendentes da família real, a ex-Coroa portuguesa (e brasileira) não possui qualquer intervenção política no país.

Foto: Oglobo

Compartilhe:

Fabia Nishiuchi

Formada em comunicação, residente na terra da rainha a oito anos, tornei a troca de idéias e concepções entre as pessoas um estilo de vida, o qual, como resultado, se tornou um trabalho. Um trabalho que amo.

Noticias relacionadas