acheilondres.com

Responsive image Londres

Veja aqui a entrevista completa com a advogada de imigração Lívia Suassuna

Veja aqui a entrevista completa com a advogada de imigração Lívia Suassuna

Veja na íntegra a entrevista realizada com a advogada de imigração Dra. Lívia Suassuna. Ela responde as mais frequentes perguntas e dúvidas dos brasileiros que lidam com situações que envolvem home office e imigração no Reino Unido. Segundo a mesma, os aplicantes para vistos como esposo(a) de membro da comunidade europeia é o mais frequente, depois vem o de estudante e por fim o de trabalho.

1) Pra começar, qual a sua opinião sobre sobre a imigração brasileira para o Reino Unido?

A imigracao brasileira para o Reino Unido só tem aumentado nos últimos anos. Trabalho com imigração de brasileiros há mais de 8 anos e tenho percebido que a cada ano há um aumento no número de brasileiors vindo para cá. Somente no ano de 2010 notamos uma diminuição no número de brasileiros querendo migrar para o Reino Unido, visto que houve um melhora nas condições de vida no Brasil, o que valorizou o real e fez com que muitos brasileiros preferissem voltar para sua terra natal. 

2) Qual o número médio, por mês, de brasileiros que buscam seus serviços para regularização na Inglaterra?

Recebemos no mínimo 500 e-mails por mês de brasileiros que querem migrar para o Reino Unido ou que estão aqui e gostariam de renovar/estender a sua estadia. Infelizmente não são todos os que procuram nosso escritório que se qualificam para um visto de residência no país, mesmo que seja por um curto período de tempo. 

3) Como a saída do Reino Unido da União Européia pode atingir os brasileiros que vivem aqui?

A saida do Reino Unido da União Europeia afeta todos os residentes no país, incluindo Europeus, seus dependentes e brasileiros com vistos temporários. Infelizmente nesse momento não podemos dizer com precisão se o Reino Unido realmente sairá da Comunidade Europeia como também não sabemos mensurar os efeitos dessa eventual saída.

Deste modo, teremos que esperar uma posição do governo e a publicação de novas leis imigratórias para que possamos instruir as pessoas no melhor caminho a seguir para continuarem residindo legalmente no país.  

4) Quais os tipos de vistos mais solicitados pelos brasileiros que te procuram?

Os tipos de visto mais procurados pelos brasileiros ainda é o visto de casamento com uma pessoa da Comunidade Europeia e o visto de estudante. Normalmente o visto de estudante é pedido por uma validade inferior a 6 meses, quando se trata de estudantes de inglês, e de no mínimo 12 meses quando se trata de estudantes de nível superior. 

Durante os anos percebemos uma alta na procura de vistos de trabalho, o que significa que o brasileiro esta cada vez mais preparado para competir no mercado internacional. 

5) Qual o índice de recusa do home office e qual a mais frequente razão para isso acontecer?

O Home Office normalmente recusa a emissão de um visto quando o aplicante não preenche todos os requisitos do visto que ele está aplicando. Por exemplo, quando se trata de um visto de estudante de nível superior o Home Office obriga o estudante a comprovar um valor em conta bancária que seria suficiente para que o estudante possa se sustentar no Reino Unido enquanto termina seus estudos. Se o valor requisitado não for corretamente comprovado, o visto sera negado. 

Já com relação ao pedido do visto de esposo(a) existem duas razões principais para a recusa do Home Office. A primeira é quando o Europeu não consegue comprovar que ele esta vivendo aqui de acordo com as normas estabelecidas pelo Home Office, ou seja, ele não se enquadra em umas das cinco categorias previstas em lei. A segunda razão de recusa se refere a comprovação de que o Europeu e seu esposo(a) estão em um relacionamento genuíno. Normalmente essa comprovação seria feita através do envio de fotos do relacionamento e comprovantes de endereço no mesmo endereço do casal.

6) Até que ponto a solicitação de benefícios do governo podem influenciar na decisão do home office?

A solicitação de benefíco junto ao Home Office sempre foi uma questão polêmica entre os brasileiros. Alguns benefícios como o 'Child benefit' and 'Child Tax Credit' não interferem na aplicação de vistos. Alguns outros benefícios podem sim interferir no processo de visto, porém cada caso deve ser analisado separadamente. 

7) Qual o investimento médio para aquisição do visto?

O valor do visto depende do tipo de visto que o aplicante deseja e se o mesmo possui dependentes aplicando junto com ele ou não. 

8) Qual os critérios que os brasileiros devem considerar antes de escolher um advogado para ajudá-los no processo de aquisição do visto?

Existem dois orgãos diferentes que regulamentam as pessoas que trabalham com imigração no Reino Unido. Um é o chamado OISC (Office of the Immigration Services Commisioner) que regulamenta somente as pessoas consideradas 'Legal Advisers', ou seja, seria um tipo de conselheiro legal que tem poderes limitados para atuar em casos de imigração. 

De um outro lado temos o 'Solicitor' que eh um advogado regulado por um orgão chamado 'Solicitor Regulations Authority'. O Solicitor tem poderes abrangentes de atuação em casos de imigração podendo representar o cliente em um processo de apelação, pedidos de asilo, pedidos mais complexos de imigração e, em alguns casos, representar o cliente na corte perante ao Juiz do Tribunal de Imigração. 

Deste modo, seria interessante o cliente averiguar qual o tipo de assistência ele deseja antes de sair a procura de um 'Solicitor' ou de um 'Legal Adviser'.  

Description: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

 

Compartilhe:

Fabia Nishiuchi

Formada em comunicação, residente na terra da rainha a oito anos, tornei a troca de idéias e concepções entre as pessoas um estilo de vida, o qual, como resultado, se tornou um trabalho. Um trabalho que amo.

Noticias relacionadas