acheilondres.com

Responsive image Londres

NHS (national health service) - como funciona

NHS (national health service) - como funciona

O National Health Service(serviço nacional de saúde) é considerado um dos melhores do mundo. A expectativa de vida no Reino Unido é de 81 anos e quase 69% da sociedade apresenta boa condição de saúde, resultado de investimento contínuo de quase 8% do PIB direcionados para os serviços.

 

Com visão no atendimento universal de atendimento em pró da saúde pública, O NHS dá direito ao atendimento a todo cidadão britânico, além de residentes legais no país, refugiados, estudantes matriculados em cursos com visto de mais seis meses e com carga horaria de no mínimo 15 horas semanais e seus familiares, exilados e pessoas com visto de trabalho.

 

O serviço dentário não faz parte dos serviços prestados pelo NHS. Este é fornecido por clínicas parceiras do NHS, e normalmente cobram um valor tabelado pelo sistema, crianças até os 18 anos não pegam pelo serviço. Em casos onde o paciente precisa de serviços oftalmológicos, inicialmente ele é atendido pelo GP( grupo de atenção primária), que o encaminha para o atendimento hospitalar.

 

Diferente de como acontece no Brasil, o paciente só é atendido por um oftalmologista se necessita de atendimento cirúrgico em decorrência de doença nos olhos, que precisa de tratamento contínuo e claro em casos de acidentes. Para as questões regulares, como testes clínicos para utilização de óculos de grau, o paciente deve procurar um oculista, que pode ser encontrado na maioria das lojas que comercializam óculos de grau  e farmácias.

 

Finalmente, para ter acesso ao serviço, é necessário cadastrar-se no GP que atende a região de residência, muitos deles oferecem esse serviço online. Uma vez registrado, o paciente é convidado para fazer um check up, uma breve avaliação de saúde, quem atende nesses casos normalmente são enfermeiras. Após esse procedimento o atendimento é liberado, daí é só ligar e marcar quando necessário.

 

Outros GPs:    

 

NHS walk in - estes são GPs onde o paciente pode ir sem precisar marcar consulta. Eles não são muitos, é necessário fazer uma pesquisa para achar o mais próximo.

NHS direct – trata-se de uma linha telefônica disponível 24 horas para atendimentos rápidos que só necessitam de orientações.

Outros atendimentos complementares são oferecidos pelo NHS, como o de ambulância(Ambulance trusts) e de saúde mental(Mental health trusts).

Um dos últimos serviços implementados é o de atendimento com intérprete, mas este precisa ser marcado com antecedência.

Se precisar de mais informações, é só acessar o site www.nhs.uk .

Para o serviço de ambulância disque 999.

 

 

 

Compartilhe:

Fabia Nishiuchi

Formada em comunicação, residente na terra da rainha a oito anos, tornei a troca de idéias e concepções entre as pessoas um estilo de vida, o qual, como resultado, se tornou um trabalho. Um trabalho que amo.

Noticias relacionadas