acheilondres.com

Responsive image Noticias

iOS 10: pontos negativos e positivos do novo sistema do iPhone e iPad

iOS 10: pontos negativos e positivos do novo sistema do iPhone e iPad

No entanto, nem tudo está perfeito na nova atualização do sistema e alguns dispositivos não terão suporte às novidades. Portanto, conheça abaixo alguns pontos positivos e negativos do que foi apresentado no encontro anual da Apple para desenvolvedores, o WWDC 2016.

iOS 10 foi lançado no WWDC 2016 com muitas mudanças (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 foi lançado no WWDC 2016 com muitas mudanças (Foto: Reprodução/Apple)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

PONTOS POSITIVOS: AS VANTAGENS DO IOS 10

Nova tela de desbloqueio

O iOS não permite modificações na tela de desbloqueio, como o Android, mas a Apple decidiu turbinar essa área do sistema. A partir da versão 10, iPhones e iPads contarão com notificações maiores, mais fáceis de ler e interativas devido ao suporte ao 3D Touch. Basta tocar com força em um alerta do telefone para ter acesso a informações mais detalhadas com gráficos e conversas sem nem mesmo ter que desbloquear o aparelho.

iOS 10 tem tela de bloqueio com novas notificações e atalhos (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 tem tela de bloqueio com novas notificações e atalhos (Foto: Reprodução/Apple)

Outra adição interessante à tela de desbloqueio de iPhones é a nova navegação por gestos para funções importantes. Com um movimento para a esquerda, será possível abrir a câmera mais rapidamente e sem precisar tocar no antigo ícone. Já o arrastar de dedo para a direita exibirá a tela “Hoje” com widgets e sugestões de aplicativos feita da Siri.

Siri pode ser usada com apps

Quem utiliza a Siri para agendar compromissos e mandar mensagens poderá usá-la com aplicativos de terceiros, que não são feitos pela própria Apple. A empresa abriu a sua assistente virtual para que desenvolvedores façam a integração de seus apps em seis áreas: corrida de carro/táxi, mensagens, VoIP (chamadas via internet), pagamentos, busca por fotos e atividades físicas.

Siri agora pode ser usada com aplicativos de terceiros (Foto: Reprodução/Apple)Siri agora pode ser usada com aplicativos de terceiros (Foto: Reprodução/Apple)

 

 

Na prática, isso significa que a Siri deve ficar muito mais útil no iOS 10. Será possível, por exemplo, pedir um carro no Uber, enviar mensagens em apps como o WhatsApp, fazer ligações no Skype e conferir seu desempenho em caminhadas usando apenas comandos de voz.

iOS 10 o que você achou da nova versão do sistema da Apple? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Sistema mais aberto do que nunca

Não só a Siri foi aberta à integração com aplicativos de terceiros, mas outras partes importantes do sistema também. Para começar, o criticado Apple Maps poderá ser integrado a aplicativos de reserva para que o usuário possa, por exemplo, solicitar uma mesa em um restaurante sem sair do app de mapa. Outra possibilidade será chamar um carro para te levar até o seu destino.

iOS 10 terá aplicativos integrados com o Apple Maps (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 terá aplicativos integrados com o Apple Maps (Foto: Reprodução/Apple)

Outro aplicativo que ganhou integração foi o iMessage, o serviço de mensagens da Apple. Na nova versão, usuários poderão baixar extensões para o app, tal qual já acontece com o Facebook Messengeratualmente. Entre as possibilidades estão divertidas montagens com fotos da galeria e busca por GIFs.

Por fim, o app de chamadas do smartphone também deve ganhar algumas extensões. O iOS 10 poderá verificar a origem do número através de aplicativos de lista telefônica como o da Tencent, o que ajudará a evitar ligações indesejadas. Fora isso, apps com chamadas de VoIP, como o WhatsApp e o Skype, exibirão uma tela muito mais amigável ao receber um telefonema e terão seus dados exibidos no app de contatos.

iMessage turbinado para brigar com o WhatsApp

Após o Google lançar o Allo e a Microsoft turbinar o Skype, a Apple finalmente apresentou boas novidades para o iMessage. Na nova versão, o mensageiro pode exibir um conjunto de animações de balões, e em tela cheia, que farão com que as conversas fiquem muito mais divertidas. Fora isso, os emojis ficaram três vezes maiores no chat e há até uma ferramenta para trocar palavras pelas figurinhas.

iMessage ganhou funções como o fotos e textos borrados (Foto: Reprodução/Apple)iMessage ganhou funções como o fotos e textos borrados (Foto: Reprodução/Apple)

O iMessage ganhará ainda preview de vídeos e de páginas da web, novos controles para compartilhamento de imagens, prévia de músicas, e adesivos. Há ainda o Invisible Ink, que esconde o conteúdo de mensagens de texto e fotos até que o receptor passe o dedo sobre o balão. Por fim, é possível enviar ainda manuscritos e desenhos em fotos.

Teclado melhorado

Para facilitar a digitação no iMessage e em outros aplicativos, a Apple vai integrar a Siri ao teclado nativo do iOS. Através de um sistema de reconhecimento de contexto e aprendizagem, o QuickType será capaz de oferecer respostas mais precisas e complexas baseado no que está na tela.

iOS 10 pode oferecer previsões mais precisas baseadas em contextos (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 pode oferecer previsões mais precisas baseadas em contextos (Foto: Reprodução/Apple)

Se a pessoa com quem você está conversando pergunta sobre telefone de Maria, por exemplo, o iOS retornará sugestões com números de todas as “Marias” na sua lista de contato. O mesmo vale quando perguntarem a sua localização, o que fará com que o teclado exiba um botão para enviar essa informação. Outras possibilidades envolvem ainda o calendário e compromissos do dia, entre outros.

Por fim, uma mudança aguardada é a possibilidade de conversar em mais de um idioma ao mesmo tempo. Atualmente, quem conversa com amigos em português e em inglês precisa trocar a língua do teclado cada vez que vai digitar algo no outro idioma.

Centro de Controle mais eficiente

iOS 10 tem novo control center com interface renovada e espaço para música (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 tem novo control center com interface renovada e espaço para música (Foto: Reprodução/Apple)

O Centro de Controle ("Control Center" em inglês), conjunto de atalhos acessíveis na parte de baixo da tela, também vai ficar mais eficiente. A Apple redesenhou a área com novos botões e maior facilidade para desligar funções como Wi-Fi, Bluetooth, AirDrop e AirPlay. Fora isso, os controles de música foram movimentados para uma tela separada, acessível com um arrastar de dedo para da direita para a esquerda.

Novidades para os amantes de fotografia

Com a popularidade do Google Photos no Android, a Apple resolveu investir no seu aplicativo de imagens no iPhone. No iOS 10, o app Fotos ("Photos" em inglês) será capaz de reconhecer seus amigos e familiares nas imagens, assim como objetos e cenários presentes nela. Assim, será muito mais fácil e eficiente fazer procura por imagens no seu telefone.

Photos do iOS 10 ganhou álbuns e reconhecimento de pessoas, lugares e objetos (Foto: Reprodução/Apple)Photos do iOS 10 ganhou álbuns e reconhecimento de pessoas, lugares e objetos (Foto: Reprodução/Apple)

Compartilhe:

Duda Picardo

Noticias relacionadas