acheilondres.com

Responsive image Londres

Como tirar a habilitação britânica

Como tirar a habilitação britânica

Para quem está no Reino Unido ou pretende morar na terra da rainha, esse artigo irá explicar os passos para solicitar o seu full driving licence e tirar dúvidas de muitos quando se trata de carteira de habilitação no Reino Unido.

Posso usar minha carteira de motorista brasileira no Reino Unido ?

Sim, a carteira de habilitação brasileira é aceita no Reino Unido durante 1 ano da sua entrada ao país (desde que a validade da habilitação brasileira não expire nesse período), Após este 1 ano você terá que solicitar sua Provisional Driving Licence, e fazer os testes para adquirir a carteira de motorista definitiva.

Como tirar sua primeira habilitação Britânica?

Para adquirir a carteira definitiva deve-se solicitar primeiro a Provisional Driving Licence (Carteira Provisória de Motorista) esse passo é muito simples, basta ir ao correio local (Post-Office) ou ir diretamente no Posto do DVLA, e então preencher o formulário D1, enviar os documentos requisitados e pagar a taxa. Lembrando que visto de turista não do direito de solicitar a Provisional Driving Licence.

 

O prazo para receber a Carteira Provisória é de 3 semana.  Após ter a carteira em mãos, você apenas poderá dirigir com a companhia de alguém com mais de  21 anos no passageiro, com no mínimo 3 anos de carteira britânica (Full Licence), com a provisória também você poderá pilotar motos de até 125cc (sem levar passageiro), mas para pilotar motos, antes terá de passar por um breve curso de 1 dia que custa em torno de 120 libras chamado CBT (compulsory basic training) no final do teste você já sai com o resultado e com o documento com validade de 2 anos.

Obs. Com a carteira provisória não poderá dirigir em autoestradas e o carro ou a moto deverão estar sinalizados o símbolo L (learner) na frente e na traseira do veículo.

 

Proximo passo, testes para adquirir a carteira definitiva (full drive licence). Como no Brasil você passará pelo teste teórico e depois o prático que terão validade de 2 anos.  Clique aqui para consultar preços do teste prático https://www.gov.uk/driving-test-cost.

 

Antes de fazer o teste prático você deverá marcar o teste teórico, que são 50 questões de múltipla escolha, testes de percepção visual e estudo sobre o código de trânsito britânico. O órgão responsável para marcação de testes é o DSVA (Driver & Vehicles Standards Agency). Se você não passar de primeira no teste poderá tentar outros 3 dias depois e então você poderá fazer o teste quantas vezes for necessario.

 

Logo após essa batalha do teste teórico vem o mais temido teste prático, para fazer o teste nao é necessário fazer aulas, porém é aconselhável fazer algumas aulas pois por mais que já tenhamos dirigido no Brasil, aqui tem algumas normas de trânsito que não conhecemos e além do mais a direção é do lado direito e as ruas também são de mão invertida.

 

Você ficará sabendo o resultado do teste logo após o exame pelo examinador, caso tenha passado poderá solicitar a full driving licence imediatamente. Você receberá um certificado constando que foi aprovado e então logo após poderá fazer a solicitação da carteira definitiva, o prazo para chegar a carteira é de até 4 semanas pelo correio. Caso não solicite naquele momento a carteira defitiva você terá 2 anos para solicitar o mesmo.

 

Se por algum acaso seu teste foi reprovado, você receberá um feedback de seu examinador dizendo os motivos, e como no teste teórico este também poderá ser marcado novamente após 3 dias.

 

Compartilhe:

Christian Belchior

Um mineiro na terra da rainha, sempre em busca de trazer informações e novidades para brasileiros que querem ou estão na Inglaterra.

Noticias relacionadas